Dia 1: Lisboa - Esmirna
Comparência no aeroporto com 3h00 de antecedência em relação à hora do voo. Formalidades de check-in e embarque em voo regular direto da Pegasus Airlines com destino a Esmirna. Noite a bordo.
Turquia, um destino absolutamente ímpar e misterioso, rodeado de cenários de tirar o fôlego. Conheceremos Dalaman, a apelidada “Costa Turquesa”, Fethiye, a atual maior cidade da costa Lícia, Antalya, a deslumbrante pérola costeira do Mediterrâneo, a Capadócia lunar, conhecida pelas suas aldeias trogloditas e chaminés de fada coroadas de rocha basáltica, Pamukkale, o esplêndido “Castelo de Algodão” e as singulares praias do Mar Egeu. Vamos mudar de ares e descobrir os inigualáveis cenários da Turquia!
Circuito Regular de 11 Dias / 09 Noites, com visita a Dalaman, Fethiye, Antalya, Capadócia, Pamukkale, Éfeso e Praias do Mar Egeu.
Passaporte ou Cartão de Cidadão obrigatórios, para cidadãos de nacionalidade portuguesa
Comparência no aeroporto com 3h00 de antecedência em relação à hora do voo. Formalidades de check-in e embarque em voo regular direto da Pegasus Airlines com destino a Esmirna. Noite a bordo.
Chegada a Esmirna. Assistência pelo nosso representante local e transporte até Dalaman, para alojamento no hotel da categoria selecionada, ou similar. Dia livre para descanso, lazer, ou para atividades de caráter pessoal. Jantar e alojamento no hotel.
Pequeno-almoço no hotel. Saída para Dalyan, para efetuar uma travessia barco que nos levará à magnífica Praia de Iztuzu, famosa pela desova e nidificação de tartarugas cabeçudas “Caretta Caretta”. Ao iniciar o passeio, contemplaremos os magníficos túmulos rupestres lícios, escavados nas falésias ao longo do rio Dalyan. Tempo livre para desfrutar do mar na praia de Iztuzu. De seguida, rumamos até Fethiye, a atual maior cidade da costa Lícia. Chegada às falésias da periferia e visita à Necrópole Rochosa, principal atração, onde poderemos avistar esplêndidos templos-túmulos, incluindo o afamado Túmulo de Amintas. Transporte ao hotel e alojamento.
Após o pequeno-almoço no hotel, partimos em direção à cidade antiga de Patara, que em tempos, se designou como a mais próspera e comercial cidade marítima da costa Lícia sudoeste, conhecida pelo seu oráculo de Apolo, o segundo mais importante seguido do de Delfos. As ruínas desta cidade estão espalhadas ao longo do extenso caminho que nos leva até à praia. Nesta região, está também localizada a Rua das Colunas, considerada a maior avenida da cidade antiga, que era cercada de comércio e terminava na Ágora. Depois, rumamos até à costa para apanhar um barco que nos levará até à Baía de Kekova. Através da costa de águas azul turquesa, descobriremos a parte submersa da antiga cidade de Simena. Desembarque e continuação até Antalya. Jantar e alojamento no hotel.
Nota: A visita de barco à Baía de Kekova poderá ser condicionada devido a condições meteorológicas adversas. Nesse caso, o passeio será substituído por uma visita à Antiga Mira e à Igreja de São Nicolau.
Pequeno-almoço buffet no hotel. Pela manhã realizaremos um passeio panorâmico pela cidade, onde visitamos a muralha romana, que antigamente cercava a cidade, com paragem na Porta de Adriano. Atravessando as ruelas da cidade antiga, chegaremos à Torre do Relógio, outrora integrada na muralha, a grande torre circular chamada Hídírlík Kulesi, no Minarete Yivli, erguido pelos turcos seljúcidas no século XIII, símbolo da cidade. Seguindo a nossa viagem, rumamos até ao charmoso porto, que no passado serviu de base para os Cavaleiros das Cruzadas. De seguida visitaremos o teatro greco-romano de Aspendos, uma obra-prima do século II, construída por ordem do imperador Marco Aurélio. Este monumento é provavelmente o mais impressionante e bem preservado de toda a Ásia Menor. Partida para a Capadócia. Após a chegada, jantar e alojamento no hotel.
Pela noite, opcionalmente, poderá assistir a uma cerimónia (sema) de derviches rodopiantes (não incluído, a tratar localmente com o guia)
Ao amanhecer, opcionalmente, poderá realizar um Passeio de balão de ar quente ao amanhecer (não incluído, a tratar localmente com o guia).
Pequeno-almoço no hotel. Hoje visitaremos a região da Capadócia, onde nasceu São Jorge, que combina a beleza da natureza com locais de grande interesse cultural. Esta fantástica região, com a sua fascinante e original paisagem, foi formada há 3 milhões de anos por lava expelida dos Vulcões Erciyes e Hasan. Começamos com um passeio pelo fascinante Vale de Devrent, conhecido como o vale das “chaminés de fadas”, onde a pedra erodida pelo vento e a ação da água sobre o terreno vulcânico, deu origem a uma paisagem espectacular composta por picos, cones e obeliscos. Neste percurso visitaremos a Cidade Subterrânea de Ozkonak (ou outra semelhante). As cidades subterrâneas da Capadócia foram construídas pelas comunidades Cristãs para se protegerem dos ataques árabes. Faremos de seguida uma paragem numa oficina de tapetes e kilim. Continuação da viagem visitando Göreme, um museu ao ar livre que conserva um impressionante conjunto de igrejas, mosteiros e capelas escavados nos rochedos e decorados com frescos do século XI, que foram declarados Património da Humanidade pela UNESCO. Pela tarde, panorâmica pelas espetaculares paisagens vulcânicas do Vale de Avcilar (dos caçadores) e do Vale de Güvercinlik (dos pombos), e admiraremos a maravilhosa vista panorâmica do Castelo de Uchisar, situado no topo de um promontório de rocha vulcânica perfurado por túneis e janelas. Antes do regresso ao hotel, faremos uma paragem num centro de artesanato repleto de pedras típicas e joias da Capadócia. Regresso ao hotel. Jantar e alojamento.
Pela noite, opcionalmente, poderá assistir a um espetáculo de danças folclóricas turcas (não incluído, a tratar localmente com o guia).
Pequeno-almoço no hotel. Saída de manhã, bem cedo, para visita ao Caravanserai Seleúcida “Sultanhani”, situado na lendária Rota da Seda, que servia de local de paragem às caravanas de comércio, peregrinação ou militares. Continuamos em direção a Pamukkale, o “Castelo de Algodão”, uma pequena localidade conhecida pelas suas piscinas petrificadas de travertino branco, rocha calcária formada pela cal contida na água das fontes termais que envolvem o local. Transporte até ao hotel. Jantar e alojamento.
Pequeno-almoço no hotel. A manhã começa com uma visita a Hierápolis, antiga cidade balneária fundada por volta do ano 190 a.C. pelo rei de Pérgamo, que prosperou em grande parte durante a época romana, e que foi erguida na parte superior das piscinas com um bonito teatro e uma grande necrópole. De seguida, continuação até Éfeso, a cidade clássica mais bem conservada da Turquia, construída no ano 1.000 a.C. (as ruínas que hoje vemos são do século IV a.C.), onde se destacam a Biblioteca de Celso, o Templo de Adriano e o seu magnífico Teatro. Para terminar, paragem num dos locais onde se fazem desfiles e vendem roupas de pele. Transporte até ao hotel e alojamento.
Dias livres para desfrutar do sol e praia da costa azul turquesa, com possibilidade de visitar as suas praias locais ou ir de ferry até às ilhas gregas Samos ou Chios.
Pequeno-almoço no hotel. Em hora a informar localmente, transporte ao aeroporto de Esmirna para embarque em voo regular direto com destino a Lisboa. Chegada. FIM DA VIAGEM
NOTAS IMPORTANTES:
- Nos programas operados em serviço regular, os serviços (transferes, visitas, guias, ...) são partilhados com outros clientes de diferentes nacionalidades, e podem incluir, para além das visitas descritas nos programas detalhados, paragens técnicas, incluindo locais como centros de artesanato e lojas de produtos típicos locais, entre outros, não afetando o conteúdo do programa e assegurando integralmente as visitas planeadas no itinerário.
- Por se tratar de uma programação regular, a distribuição de lugares nos autocarros e atribuição dos guias pode variar a cada dia.
- Cada uma das visitas e atividades incluídas no programa são prestadas por fornecedores locais externos diferentes, pelo que a organização logística e dinâmica da prestação serviços varia consoante cada organizador local.
- A categoria dos hotéis mencionados, obedecem às normas de qualidade do país de acolhimento, podendo as mesmas não corresponder às normas de qualidade portuguesas.
- Deverão ser rigorosamente respeitadas tradições locais e costumes religiosos bem como imposições em vigor em termos de indumentária.
- As visitas poderão ser condicionadas por questões operacionais de força maior e por más condições marítimas e/ou atmosféricas.
- Em feriados religiosos e nacionais, ou eventos especiais, as autoridades locais podem encerrar ruas, bairros ou monumentos turísticos, avisando apenas alguns dias antes do evento, o que pode causar atrasos ou cancelamento de visitas a algum museu ou monumento.
- Na eventualidade de algum dos locais a visitar se encontrar indisponível, a sua visita será substituída por outro local de interesse turístico/cultural ou prolongando a duração de alguma das restantes visitas.
- Por questões logísticas, os jantares podem ser servidos em restaurantes locais.
- Dependendo da hora de partida dos voos, o pequeno-almoço poderá não ser servido (não havendo lugar a reembolso). Sempre que possível, o pequeno-almoço poderá ser fornecido noutra modalidade, p.ex. "breakfast trolley" ou “breakfast box”, consoante a disponibilidade e política de serviço do hotel.
- Para as visitas do 3º e 4º dias, recomenda-se que leve também fato de banho, toalhas de praia e calçado confortável.
- O conceito de quarto triplo corresponde a um quarto duplo com cama extra (cama articulada, divã ou sofá).
- Este programa pode incluir, para além das visitas descritas, paragens técnicas em centros de artesanato, lojas de produtos típicos locais, entre outros, não afetando o conteúdo do circuito e assegurando integralmente as visitas planeadas no itinerário.
- A descrição do itinerário apresentado é genérica e está sujeita a alterações sem afetar o conteúdo do programa. O mesmo, poderá variar consoante o dia de saída e consoante os voos reservados.
- A Nortravel e o respetivo agente local, reservam-se ao direito de efetuar as alterações apropriadas ao itinerário, incluindo alterar a ordem do mesmo, se assim acharem necessário por qualquer motivo operacional justificado.