Dia 1: Lisboa ou Porto - Istambul
Comparência no respetivo aeroporto 3 horas antes do horário do voo. Formalidades de check-in e embarque em voo regular com destino a Istambul. Transfer ao hotel selecionado. Alojamento.
À DESCOBERTA DOS TESOUROS DA TURQUIA
Poucos países no mundo conservam tantas belezas naturais, preservam tanto património e evocam tantas memórias de povos antigos como a Turquia. Situada na encruzilhada entre a Europa e a Ásia, a Turquia é um país apaixonante e possui uma grande diversidade étnica e cultural. A sua história remonta às civilizações antigas, desde o período dos hititas, passando pelas épocas grega e romana (quando São Paulo propagou o cristianismo na região) e atravessando os impérios bizantino e otomano. Visitar a Turquia é embarcar numa autêntica viagem à descoberta de alguns dos maiores tesouros da antiguidade!
Comparência no respetivo aeroporto 3 horas antes do horário do voo. Formalidades de check-in e embarque em voo regular com destino a Istambul. Transfer ao hotel selecionado. Alojamento.
Pequeno-almoço. Meio dia de visita ao “CORNO DE OURO”. A visita começa com o famoso café Pierre Loti que está no topo da colina do Bairro de Eyup e tem uma vista magnífica do Corno de Ouro. Tempo livre para disfrutar da vista com possibilidade de tomar café ou chá. De seguida, visita à Catedral de São Jorge, a quinta igreja de Constantinopla que alberga o patriarcado ecuménico desde o século XV. Anteriormente um convento para freiras ortodoxas, foi convertido em oficinas patriarcais pelo patriarca Mateo II (1598-1601). Pelo caminho, será possível ver uma parte das muralhas de Constantinopla, em tempos uma impenetrável fortificação, que se estendem ao largo de sete kilómetros desde o Mar de Mármara até ao Corno de Ouro. De seguida, visita à Mesquita de Soliman, considerada a mais bonita das mesquitas imperiais de Istambul, que foi construída entre 1550 e 1557 por Sinán, o famoso arquiteto da Idade de Ouro otomana. Aqui termina a excursão. Tarde livre para percorrer a cidade ou para realizar a excursão opcional ao “Bósforo” (não incluído). Alojamento.
Pequeno-almoço. Meio dia de visita a Istambul: a visita começa na Basílica de Santa Sofia, que significa “Sabedoria Divina”, e é sem dúvida um dos mais fantásticos monumentos de todos os tempos. Foi construída por Constantino, o Grande e reconstruída por Justiniano no século VI, a sua grande cúpula eleva-se a 55 metros do solo, com um diâmetro de 31 metros. Durante o Império Otomano foi convertida em mesquita e com o passar do tempo foram-se adicionando os minaretes. A visita prossegue com o antigo Hipódromo pertencente à época bizantina e que foi o centro da actividade civil do país. Aqui não se realizavam apenas corridas de cavalos e combates de gladiadores, mas também as celebrações em honra do Imperador. Hoje em dia conserva o Obelisco de Teodósio, a Coluna Serpentina e a Fonte do Imperador Guilherme. De seguida, continuação da visita com a Mesquita Azul, construída em 1609 durante o sultanato de Ahmet, que querendo superar com a sua mesquita a Basílica de Santa Sofía, a construiu com 6 minaretes. Aqui termina a excursão. Tarde livre para percorrer a cidade ou realizar a visita opcional ao “Palácio Topkapi” (não incluída). Alojamento.
Pequeno-almoço. Em horário a combinar localmente, saída em autocarro com destino a Ankara, capital da República da Turquia. Visita ao Museu das Civilizações da Anatólia, localizado nas imediações do Castelo de Ankara. Este museu arqueológico é famoso sobretudo pela sua coleção de artefactos hititas. Continuação da viagem em autocarro até à Capadócia. Chegada, jantar e alojamento.
*Opcionalmente o trajecto Istambul/Capadócia poderá ser feito em voo doméstico. No entanto, neste caso não seria feita a paragem em Ankara, nem a visita ao Museu das Civilizações:
Pequeno-almoço. Em horário a combinar, transporte ao aeroporto para embarque em voo regular com destino à Capadócia. Chegada e transporte até ao hotel da categoria selecionada. Jantar e alojamento.
Possibilidade de efectuar uma visita opcional: fantástico passeio em balão de ar quente, ao amanhecer (não incluído, a tratar localmente).
Pequeno-almoço. Saída para visitar esta fantástica região, onde nasceu São Jorge, com a sua fascinante e original paisagem, formada há 3 milhões de anos por lava expelida dos Vulcões Erciyes e Hasan. A visita começa com um percurso pelo Vale Dervent, conhecido como o Vale das Chaminés de Fadas, onde a erosão da pedra pelo vento e pela ação da água sobre o terreno vulcânico deu lugar a uma paisagem espetacular formada por picos, cones e obeliscos. De seguida, visita à cidade subterrânea de Ozkonak ou a outra similar construídas pelas comunidades Cristãs para se protegerem dos ataques árabes. Paragem numa oficina de tapetes e kilims. Continuação da viagem Visita a Göreme, um museu ao ar livre, que conserva um impressionante conjunto de igrejas, mosteiros e capelas escavados nos rochedos e decorados com frescos do século XI, que foram declarados Património da Humanidade pela UNESCO. Pela tarde, panorâmica das espetaculares paisagens vulcânicas dos vales de Avcilar (dos caçadores) e de Güvercinlik (dos pombos) para admirar a maravilhosa vista panorâmica do castelo de Uchisar, situado no topo de um promontório de rocha vulcânica perfurado por túneis e janelas. No final, paragem numa oficina de artesanato de decoração, pedras típicas e jóias da Capadócia. Jantar e alojamento no hotel. Pela noite, opcionalmente, é possível assistir a um espectáculo de danças folclóricas turcas (não incluído).
Pequeno-almoço. Saída de manhã, bem cedo, para visita ao Caravanserai Seleúcida “Sultanhani”, situado na lendária Rota da Seda, e que servía de local de paragem às caravanas de comércio, peregrinação ou militares. Continuação até Pamukkale, ou “castelo de algodão”, pequena localidade famosa pelas suas piscinas de travertino (rocha calcária) de cor branca petrificadas e formadas pela cal que contém a água das nascentes termais que emanam da zona. Jantar e alojamento.
Pequeno-almoço. Pela manhã, visita a Hierápolis, antiga cidade balneária fundada por volta do ano 190 a.C. pelo rei de Pérgamo, que prosperou em grande parte durante a época romana, e que foi erguida na parte superior das piscinas com um bonito teatro e uma grande necrópole. De seguida, continuação até Éfeso, a cidade clássica mais bem conservada da Turquia, construída no ano 1.000 a.C. (as ruínas que hoje vemos são do século IV a.C.) e das quais destacamos: a Biblioteca de Celso, o templo de Adriano e o seu grande teatro. Mais tarde, visita à Basílica de São João, construída pelo imperador Justiniano sobre o túmulo do apóstolo São João, que faleceu em Éfeso. Foi erguida em 548 junto à antiga acrópole de Éfeso e foi destruída por motivo de guerras, conflitos e sismos. Atualmente podemos ver apenas as suas ruínas. Para terminar, paragem num dos locais onde se fazem desfiles e vendem roupas de pele. Jantar e alojamento.
Pequeno-almoço. Em horário a combinar, transporte ao aeroporto para embarque em voo regular com destino a Lisboa ou Porto, efetuando escala em Istambul. Chegada ao respetivo aeroporto. FIM DE VIAGEM.
Opção B
Opção A
Opção D