Dia 1: Lisboa ou Porto - Istambul - Bombaim
Comparência no respetivo 3 horas antes da partida. Formalidades de embarque e saída, em voo regular da Turkish Airlines, via Istambul, com destino a Bombaim. Noite e refeição a bordo.
PARTIDA GARANTIDA
27 de setembro
Visitas: Bombaim, Udaipur, Jodhpur, Jaipur, Agra, Varanasi e Deli.
PASSAPORTE E VISTO OBRIGATÓRIO:
O passaporte deve ter uma validade mínima de 6 meses, à data de entrada no país.
O Visto para entrada na Índia terá de ser tratado no site https://indianvisaonline.gov.in/evisa/tvoa.html
NOTA:
Os voos internos têm um limite de 15 Kg por pessoa (transporte gratuito no porão). Caso necessite de transportar mais bagagem, consulte-nos.
Por motivos logísticos a ordem das visitas pode ser alterada, cumprindo-se sempre todas as visitas previstas, com as exceções indicadas no itinerário.
Comparência no respetivo 3 horas antes da partida. Formalidades de embarque e saída, em voo regular da Turkish Airlines, via Istambul, com destino a Bombaim. Noite e refeição a bordo.
Chegada pela manhã cedo e desembarque, assistido pelo guia privativo que acompanha a viagem do aeroporto de chegada ao aeroporto de partida. Transporte ao hotel. Pequeno-almoço buffet no hotel*. Saída para visita panorâmica da cidade de Bombaim, com destaque para Estação Vitoria Términus (exterior), a Porta da India, a Marine Drive (marginal), a praia de Chowpatty, os Jardins Suspensos e o colorido mercado de Crawford. Regresso ao hotel para almoço. Tarde livre para descanso. Jantar no hotel. Alojamento.
*O check-in nos hotéis verifica-se a partir das 14h00.
Pequeno-almoço no hotel. De manhã cedo, acompanhados de guia local, saímos de autocarro para a Porta da Índia, o ícone mais famoso de Bombaim, para um passeio de barco até à Ilha Elefanta. Densamente arborizada, a ilha aloja templos subterrâneos, com 1200 anos, dedicados a Shiva, um dos Deuses da Trindade Hindu. Destacamos as estátuas de Mahesamurti com 5,5 mts de altura, representando Shiva com 3 cabeças. Regresso a Bombaim para almoço incluído. Em hora a indicar localmente transporte ao aeroporto. Formalidades de embarque e partida, em voo regular, com destino a Udaipur. Chegada, assistência e transporte ao hotel. Alojamento e jantar no hotel.
Por questões logísticas (encerramento temporário ou navegabilidade) esta visita poderá ser substituída por uma visita às Grutas de Kanheri.
Pequeno-almoço no hotel. De manhã, início da visita de cidade. Udaipur, cidade construída em redor do lago Pichola e envolvida pelo ondulado das colinas que a rodeiam, parece ter surgido de um conto de fadas. Inspirando poetas, escritores e pintores das famosas miniaturas em osso, a região hoje atrai as elites indianas pela doce qualidade de vida e clima ameno do lago. Da visita panorâmica destacamos o Templo Jagdish, um dos famosos templos de Udaipur que faz parte do complexo do Palácio da Cidade, datado do séc. XVII, e o labiríntico Palácio dos Maharanas, com a sua combinação de arquitetura militar Rajpute e elementos decorativos mongóis. Almoço incluído. De tarde, percorrendo as margens do Lago Fatehsagar, chegamos ao “Sahelion-ki-bari”, jardim que serviu de palco a várias festas reais durante séculos, e hoje é um dos locais preferidos da população de Udaipur para um passeio em família ao fim do dia. Segue-se um relaxante passeio de barco nas águas plácidas do lago Pichola, um verdadeiro convite ao relaxamento e contemplação de um dos mais belos locais do Rajastão. Regresso ao hotel para jantar e alojamento.
Pequeno-almoço no hotel. Em hora a indicar localmente saída em autocarro com destino a Jodhpur, breve paragem para visita ao templo Jain de Ranakpur. Os templos de Ranakpur são aclamados em todo o mundo por seu estilo arquitetónico intrincado e soberbo. Estes templos formam uma das cinco principais peregrinações dos jainistas. Construídos no século XV, são conhecidos por serem os maiores e mais importantes templos do culto jainista. Após o almoço em restaurante local, seguimos a viagem para Jodhpur. Chegada e alojamento no hotel. Ao início da noite, saímos para um pequeno passeio no bazar local. Regresso ao hotel para o jantar.
Pequeno-almoço no hotel. Saímos para visita do impressionante Mehrangarh Fort (que pode ser traduzido por Forte Majestoso) que é um dos maiores fortes na India. Do cimo do forte conseguimos ver toda a cidade antiga. Seguimos depois para Jaswant Thada, um belo memorial em mármore frequentemente descrito como o “Taj Mahal de Marwar” e que foi construído em memória de Maharaja Jaswant Singhjill de Jodhpur (1873-1895) por seu filho Maharaja Sardar Singhji (1895-1911) e concluído em 1906 d.C. O salão principal foi construído como um templo onde também é realizado o puja (ritual de adoração). A adoração dos ancestrais é comum aos clãs Rajput. Regresso ao hotel para almoço e depois seguimos em autocarro com destino a Jaipur, conhecida como a cidade cor-de-rosa, devido à cor avermelhada dos seus edifícios. A capital da província do Rajastão é também conhecida como o principal centro de tecelagem de tapetes, bem como o paraíso das pedras preciosas e semipreciosas, com inúmeros centros de lapidação de gemas e produção de joias. Chegada e alojamento no hotel. Jantar no hotel.
Pequeno-almoço no hotel. Partida em autocarro, em direção ao Forte de Amber, situado a poucos quilómetros de Jaipur. Breve paragem para fotografias junto ao original e belíssimo Hawa Mahal, também conhecido como o Palácio dos Ventos, um dos mais famosos monumentos de Jaipur. Continuação para Forte de Amber. Subida em elefante (*) para visitar o esplêndido complexo do Forte, antiga cidadela dos Reis Kachawaha até 1727, altura em que a capital da Índia passou a ser Jaipur. Regresso a Jaipur para almoço. De tarde, visita da capital do Rajastão, onde destacamos o Palácio da Cidade, antiga residência real de Marajás e, atualmente, museu (sendo que ainda hoje existe uma pequena parte do Palácio que é usada pela Família Real de Jaipur) e o colossal Observatório Astronómico “Jantar Mantar”, cujo nome significa literalmente ’instrumentos para medir a harmonia dos céus’. Construído no século XVIII, este é um dos maiores observatórios do mundo totalmente construído em pedra e mármore. Ao final da tarde, visita do Templo Birla (ou Templo de Lakshmi Narayan), de mármore branco, com destaque para os seus relevos, para assistir à cerimónia “Aarti”. Jantar e alojamento no hotel.
(*) Em caso de indisponibilidade de elefantes, a subida será efetuada em veículos 4x4.
Pequeno-almoço no hotel. Em hora a indicar localmente partida em autocarro para Agra. Chegada e alojamento no hotel. Almoço incluído. De tarde, visita do majestoso Forte de Agra, antiga residência dos imperadores mongóis e considerado como o forte mais importante da Índia. Finalmente o momento tão esperado, a visita do Taj Mahal, uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo, classificado pela UNESCO como Património da Humanidade e, sem dúvida, um dos maiores símbolos da Índia e conhecido como a maior prova de amor do mundo. Para construir este mausoléu, em mármore branco e pedras preciosas, trabalharam cerca de 20.000 trabalhadores durante 17 anos (este monumento encerra atualmente às 6ª feiras). Regresso ao hotel. Jantar e alojamento.
Pequeno-almoço (formato box). Em hora a determinar localmente partida para a estaçãode comboios de Agra. Embarque em comboio semirrápido Vande Bharat Express, com destino a Varanasi (pequeno-almoço a bordo). Chegada e almoço em restaurante local. Transporte ao hotel. Ao entardecer teremos uma experiência inesquecível: a descida até aos bairros antigos nas margens do Ganges será feita a bordo de riquexós num percurso no meio do frenético e ruidoso trânsito local. Após o pôr-do-sol é tempo de acompanhar a cerimónia do Ganga Aarti, um momento de extraordinária comunhão mística com música, cânticos, muita luz e cor. Regresso ao hotel. Jantar e alojamento.
De madrugada, saída até ao Rio Ganges, para um passeio de barco, onde teremos oportunidade para admirar os bonitos palácios situados na margem do rio, as cremações e a incessante atividade dos Ghats (escadas de pedra que descem até ao rio), onde homens e mulheres realizam as suas abluções, rezam e purificam‑se no rio sagrado, meditando e fazendo yoga. Tempo ainda para breve visita panorâmica incluindo os Templos Bharat Mata e Shanta Durga, e a Universidade de Banaras Hindu. Regresso ao hotel, pequeno-almoço e tempo para descansar. Almoço incluído. De tarde excursão a Sarnath, (a cerca de 9 km). Foi aqui que Buda fez o primeiro sermão após ter alcançado a iluminação e por isso se tornou um dos centros mais sagrados de veneração dos budistas, destacando a estupa de Dhamekh, a árvore de Buda e o templo de orações. Regresso ao hotel. Jantar e alojamento.
Pequeno-almoço piquenique (formato box). Em hora a combinar localmente transporte ao aeroporto. Formalidades de embarque e partida, em voo regular, para Deli. Chegada e início da visita de Nova Deli, construída pelos britânicos entre 1930-1940. Desta panorâmica destacamos a Porta da Índia, os edifícios governamentais, o Templo Hindu Birla Mandir, e o Gurudwara Bangla Sahib santuário sagrado da religião Sikh. Finalmente o mais elevado minarete isolado de toda a Índia, o Minarete Qutb, classificado como Património Mundial da Humanidade e que domina o parque arqueológico de Mehrauli. Almoço incluído. Prosseguimos com a visita da cidade, passando agora para a Velha Deli, onde destacamos o magnífico Forte Vermelho (exterior), e no coração do bairro Chandni Chowk, visitamos a Mesquita Jama Masjid, a maior mesquita da Índia, em redor da qual fazemos um passeio de riquexó para perceber como a principal comunidade muçulmana no país desenvolve as suas atividades comerciais nos inúmeros bazares. Depois seguimos para o Raj Ghat, o mais marcante símbolo da nação indiana, onde Mahatma Gandhi foi cremado. Transporte para o hotel. Jantar e alojamento.
Pequeno-almoço piquenique (formato box). De madrugada transporte para o aeroporto. Formalidades de embarque e saída em voos regulares da Turkish Airlines, via Istambul, com destino a Lisboa ou Porto. Chegada ao aeroporto de destino. FIM DA VIAGEM.
Comparência no respetivo 3 horas antes da partida. Formalidades de embarque e saída, em voo regular da Turkish Airlines, via Istambul, com destino a Bombaim. Noite e refeição a bordo.
Chegada pela manhã cedo e desembarque, assistido pelo guia privativo que acompanha a viagem do aeroporto de chegada ao aeroporto de partida. Transporte ao hotel. Pequeno-almoço buffet no hotel. Saímos para um passeio de barco até à Ilha Elefanta (*). Densamente arborizada, a ilha aloja templos subterrâneos, com 1200 anos, dedicados a Shiva, um dos Deuses da Trindade Hindu. Destacamos as estátuas de Mahesamurti com 5,5 mts de altura, representando Shiva com 3 cabeças. Regresso a Bombaim para almoço incluído em restaurante local. Tarde livre para descanso. Jantar no hotel. Alojamento.
Nota: O check-in nos hotéis verifica-se a partir das 14h00.
(*) Por questões logísticas (encerramento temporário ou navegabilidade) esta visita poderá ser substituída por uma visita às Grutas de Kanheri.
Pequeno-almoço no hotel. Saída para visita panorâmica da cidade de Bombaim, com destaque para o Dhobi Ghat, um lavadouro ao ar livre, onde centenas de pessoas lavam milhares de peças de roupa, a Porta da India, um dos principais monumentos da cidade, a Igreja Afegã, uma igreja de herança anglicana, construída em 1847, para honrar os soldados que morreram na guerra anglo-afegã. Seguimos depois para o Supremo Tribunal, a Estação Vitoria Términus (exterior), o colorido mercado de Crawford, os jardins suspensos, o templo de Malaxmi e de Jain. Terminamos a visita no Mani Bhavan, um histórico edifício onde Mahatma Gandhi se alojava quando estava em Bombaim. Almoço em restaurante local. Em hora a indicar localmente transporte ao aeroporto. Formalidades de embarque e partida, em voo regular, com destino a Udaipur. Chegada, assistência e transporte ao hotel. Alojamento e jantar no hotel.
Pequeno-almoço no hotel. De manhã, início da visita de cidade. Udaipur, cidade construída em redor do lago Pichola e envolvida pelo ondulado das colinas que a rodeiam, parece ter surgido de um conto de fadas. Inspirando poetas, escritores e pintores das famosas miniaturas em osso, a região hoje atrai as elites indianas pela doce qualidade de vida e clima ameno do lago. Da visita panorâmica destacamos o Palácio da Cidade, um complexo onde se integram vários palácios, construído ao longo de um período de quase 400 anos, com contribuições de vários governantes da dinastia Mewar. Destacamos o “Sahelion-ki-bari”, jardim que serviu de palco a várias festas reais durante séculos, e hoje é um dos locais preferidos da população de Udaipur para um passeio em família ao fim do dia. Iremos passear junto das margens do lago Fateh Sagar, junto ao museu das marionetas (Lok Kala Mandal) e da estátua de Maharana Pratap, o 13º rei de Mewar. Almoço em restaurante local. Segue-se um relaxante passeio de barco nas águas plácidas do lago Pichola, um verdadeiro convite ao relaxamento e contemplação de um dos mais belos locais do Rajastão. Regresso ao hotel para jantar e alojamento.
Pequeno-almoço no hotel. Em hora a indicar localmente saída em autocarro com destino a Jodhpur, visitando em caminho o templo Jain de Ranakpur. Os templos de Ranakpur são aclamados em todo o mundo por seu estilo arquitetónico intrincado e soberbo. Estes templos formam uma das cinco principais peregrinações dos jainistas. Construídos no século XV, são conhecidos por serem os maiores e mais importantes templos do culto jainista. Após o almoço em restaurante local, seguimos a viagem para Jodhpur. Chegada e alojamento no hotel. Jantar no hotel.
Pequeno-almoço no hotel. Saímos para visita ao impressionante Mehrangarh Fort (que pode ser traduzido por Forte Majestoso) que é um dos maiores fortes na Índia. Do cimo do forte conseguimos ver toda a cidade antiga. Seguimos depois para Jaswant Thada, um belo memorial em mármore frequentemente descrito como o “Taj Mahal de Marwar” e que foi construído em memória de Maharaja Jaswant Singhjill de Jodhpur (1873-1895) por seu filho Maharaja Sardar Singhji (1895-1911) e concluído em 1906 d.C. O salão principal foi construído como um templo onde também é realizado o puja (ritual de adoração). A adoração dos ancestrais é comum aos clãs Rajput. Almoço em restaurante local e depois seguimos em autocarro com destino a Jaipur, conhecida como a cidade cor-de-rosa, devido à cor avermelhada dos seus edifícios. A capital da província do Rajastão é também conhecida como o principal centro de tecelagem de tapetes, bem como o paraíso das pedras preciosas e semipreciosas, com inúmeros centros de lapidação de gemas e produção de joias. Chegada e alojamento no hotel. Jantar no hotel.
Pequeno-almoço no hotel. Partida em autocarro, em direção ao Forte de Amber, situado a poucos quilómetros de Jaipur. No percurso para o Forte, breve paragem para fotografias, junto ao original, e belíssimo, Hawa Mahal, também conhecido como Palácio dos Ventos, um dos mais famosos monumentos de Jaipur. Continuação para Forte de Amber. Subida em elefante (*) para visitar o esplêndido complexo do Forte, antiga cidadela dos Reis Kachawaha até 1727, altura em que a capital da Índia passou a ser Jaipur. Almoço em restaurante local. De tarde, visita da capital do Rajastão, onde destacamos o Palácio da Cidade, antiga residência real de Marajás e, atualmente, museu (sendo que ainda hoje existe uma pequena parte do Palácio que é usada pela Família Real de Jaipur) e o colossal Observatório Astronómico “Jantar Mantar”, cujo nome significa literalmente ’instrumentos para medir a harmonia dos céus’. Construído no século XVIII, este é um dos maiores observatórios do mundo totalmente construído em pedra e mármore. Ao final da tarde, visita do Templo Birla (ou Templo de Lakshmi Narayan), de mármore branco, com destaque para os seus relevos, para assistir à cerimónia “Aarti”. Jantar e alojamento no hotel.
(*) Em caso de indisponibilidade de elefantes, a subida será efetuada em veículos 4x4.
Pequeno-almoço no hotel. Em hora a indicar localmente partida para Fatehpur Sikri a cidade mandada construir pelo Imperador Mongol Akbar mas hoje desabitada pela falta de água. Visitamos o núcleo classificado como Património da Humanidade pela UNESCO, onde no alto da colina emerge a grandiosa mesquita aberta, onde jaz o túmulo do sufista místico Salim Chishti. Desde 1568, quando o santo teve a notável visão que Akbar iria finalmente ter um herdeiro, o santuário atrai multidões de crentes, nomeadamente mulheres sem filhos, à procura de um milagre. Continuação da viagem até Agra. Chegada e alojamento no Hotel Grand Mercure Agra ou similar. Almoço incluído. De tarde, visita do majestoso Forte de Agra, antiga residência dos imperadores mongóis e considerado como o forte mais importante da Índia. Finalmente o momento tão esperado, a visita do Taj Mahal, uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo, classificado pela UNESCO como Património da Humanidade e, sem dúvida, um dos maiores símbolos da Índia e conhecido como a maior prova de amor do mundo. Para construir este mausoléu, em mármore branco e pedras preciosas, trabalharam cerca de 20.000 trabalhadores durante 17 anos (este monumento encerra atualmente às 6ª feiras). Regresso ao hotel. Jantar e alojamento.
Pequeno-almoço (formato box). Em hora a determinar localmente partida para a estação de comboios de Agra. Embarque em comboio semirrápido Vande Bharat Express, com destino a Varanasi (pequeno-almoço a bordo). Chegada e almoço em restaurante local. Transporte ao hotel. Ao entardecer teremos uma experiência inesquecível: a descida até aos bairros antigos nas margens do Ganges será feita a bordo de riquexós num percurso no meio do frenético e ruidoso trânsito local. Após o pôr-do-sol é tempo de acompanhar a cerimónia do Ganga Aarti, um momento de extraordinária comunhão mística com música, cânticos, muita luz e cor. Regresso ao hotel. Jantar e alojamento.
De madrugada, saída até ao Rio Ganges, para um passeio de barco, onde teremos oportunidade para admirar os bonitos palácios situados na margem do rio, as cremações e a incessante atividade dos Ghats (escadas de pedra que descem até ao rio), onde homens e mulheres realizam as suas abluções, rezam e purificam‑se no rio sagrado, meditando e fazendo yoga. Tempo ainda para breve visita panorâmica incluindo os Templos Bharat Mata e Shanta Durga, e a Universidade de Banaras Hindu. Regresso ao hotel, pequeno-almoço e tempo para descansar. Almoço incluído. De tarde excursão a Sarnath (a cerca de 9 km). Foi aqui que Buda fez o primeiro sermão após ter alcançado a iluminação e por isso se tornou um dos centros mais sagrados de veneração dos budistas, destacando a estupa de Dhamekh, a árvore de Buda e o templo de orações. Regresso ao hotel. Jantar e alojamento.
Pequeno-almoço piquenique (formato box). Em hora a combinar localmente transporte ao aeroporto. Formalidades de embarque e partida, em voo regular, para Deli. Chegada e início da visita de Nova Deli, construída pelos britânicos entre 1930-1940. Desta panorâmica destacamos a Porta da Índia, os edifícios governamentais, o Templo Hindu Birla Mandir, e o Gurudwara Bangla Sahib, santuário sagrado da religião Sikh. Finalmente o mais elevado minarete isolado de toda a Índia, o Minarete Qutb, classificado como Património Mundial da Humanidade e que domina o parque arqueológico de Mehrauli. Almoço incluído em restaurante local. Prosseguimos com a visita da cidade, passando agora para a Velha Deli, onde destacamos o magnífico Forte Vermelho (exterior), e no coração do bairro Chandni Chowk, visitamos a Mesquita Jama Masjid, a maior mesquita da Índia, em redor da qual fazemos um passeio de riquexó para perceber como a principal comunidade muçulmana no país desenvolve as suas atividades comerciais nos inúmeros bazares. Depois seguimos para o Raj Ghat, o mais marcante símbolo da nação indiana, onde Mahatma Gandhi foi cremado. Transporte para o hotel. Jantar e alojamento.
Pequeno-almoço piquenique (formato box). De madrugada transporte para o aeroporto. Formalidades de embarque, assistidas pelo nosso guia privativo. Saída em voo regular da Turkish Airlines, via Istambul, com destino a Lisboa ou Porto. Chegada ao aeroporto de destino. FIM DA VIAGEM
Seleção